Loja Metalvale Biju: (16) 3432-6300 | Loja Metalvale Biju: (16) 3722-6300 | Loja Metalvale Biju: (16) 3720-7000

Que o ano de 2020 foi um ano marcado por grandes incertezas e prejuízos financeiros para o setor da moda e diversos setores, já não é mais novidade e se tornou um grande desafio para este ano. Infelizmente, segundo o relatório anual State of Fashion da The Business of Fashion e da McKinsey & Company, comentaram que a pandemia ocasionou em ondas choque ao redor do mundo, ou seja, o setor sofreu seu pior ano já registrado, com quase três quartos das empresas listadas perdendo dinheiro. 

Ainda de acordo com a análise, as empresas de moda apresentaram um declínio de aproximadamente 90% no lucro econômico em 2020, após um aumento de 4% em 2019. Dada a incerteza contínua, nossas previsões para o desempenho da indústria no próximo ano estão focadas em dois cenários.

O que esperar para este ano o segmento da moda? 

Apesar do ano catastrófico, a XP Investimentos realizou uma avaliação sobre o cenário da moda e afirmaram que para este ano de 2021 devem se beneficiar da volta à normalidade e da demanda reprimida por roupas e acessórios.

A XP acredita que o setor terá um ano positivo pela possibilidade de consolidação do segmento, que é bastante fragmentado, e aceleração de fusões e aquisições. Nesse cenário, o Grupo Soma (SOMA3) é visto como a companhia melhor posicionada para consolidar a indústria.

O setor ainda se beneficiará das tendências que surgiram com a Covid-19, como o e-commerce. Os consumidores passaram a comprar online com mais frequência, o que fez com que as empresas investissem em seus canais digitais.

Fica a dica!

A recuperação da economia para o setor, segundo os dados indicadores da consultoria empresarial americana, McKinsey & Company, vai acontecer onde empresas e varejistas não são fortemente dependentes de turistas, ou seja, onde o comprador é local. À medida que a penetração online acelera e os compradores exigem interações digitais cada vez mais sofisticadas, os players de moda devem aperfeiçoar a experiência digital e o mix de canais, ao mesmo tempo, em que encontram maneiras persuasivas de integrar o toque humano.